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Spray dryer atomizador

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PRECAUÇÕES COM LUBRIFICAÇÃO DO SPRAY DRYER ATOMIZADOR

É de suma importância e onde deve ser concentrada a atenção diária. Consiste em verificar o depósito de óleo e que no mesmo contenha lubrificante adequado, aos 2 minutos após a partida e que o mesmo esteja em boas condições. Uma vez em funcionamento, verificar periodicamente e observar que exista o correspondente retorno de óleo lubrificante.

PRECAUÇÕES COM A ROTAÇÃO DO SPRAY DRYER ATOMIZADOR

Contrária ao movimento dos ponteiros do relógio, olhando-se o atomizador pelo topo. Tomar muito cuidado no caso de uma mudança nas linhas elétricas que o atomizador não gire ao contrário, pois isso poderia provocar o desenroscamento do disco e provocar acidentes.

MUDANÇA DA VELOCIDADE DE GIRO (PARA ATOMIZADORES SEM INVERSOR DE FREQUÊNCIA)

Com as polias de maior diâmetro se obtém menor velocidade de giro e uma atomização mais grossa do produto, diminuindo alem disso o consumo de corrente elétrica e o desgaste mecânico. O limite de baixa velocidade é constatado quando o produto chega úmido às paredes da câmara.

Para mudar a polia, afrouxar a correia soltando os parafusos do motor e os tensores. Trocar a polia, apertando bem as porcas ao colocar a nova polia.

Tensionar a correia e fixar o motor apertando os parafusos soltos na operação inversa. A chave extratora do disco contém dois furos onde introduzindo dois parafusos M12 é utilizada como extrator de polia.

NIVELAMENTO DA CORREIA DO SPRAY DRYER ATOMIZADOR

Apertando ou afrouxando os parafusos niveladores, se consegue uma perfeita centralização da correia com as polias.

TENSÃO DA CORREIA DO SPRAY DRYER ATOMIZADOR

Se não houver uma boa tensão na correia esta poderá patinar e se desgastar prematuramente. Trocar a mesma cada 2000 horas de trabalho ou se apresentar alguma característica fora do normal.

Para o ajuste correto da correia de alta velocidade é necessário marcar duas linhas com 100 mm de separação, e tenciona-la na porcentagem indicada. Verificar a medida final com parquímetro até alcançar 100mm mais o valor de porcentagem desejado.

O espaço entre o disco e o corpo exterior deverá ser o menor possível sempre que ao trabalhar e dilatar-se por causa das temperaturas, cuidar para que as duas partes não se toquem. O espaço deve ser ao redor de 1 a 2,5 mm, dependendo das diferentes propriedades dos produtos.

Para se regular esse espaço se trabalha com os três parafusos do corpo exterior e os seis parafusos de registro de altura. A tarefa se realiza com o disco colocado e apertado.

PRECAUÇÕES PARA O ADEQUADO MANUSEIO DOS ROLAMENTOS DO SPRAY DRYER ATOMIZADOR

Os rolamentos por serem componentes mecânicos de alta precisão, requerem cuidados proporcionais para serem manipulados, pois por mais que se utilizem rolamentos de alta qualidade, o desempenho esperado não poderá ser obtido se não forem manipulados adequadamente. As principais precauções a serem observadas são as seguintes:

Limpeza do rolamento e da área adjacente

A sujeira, mesmo invisível a olho nu, apresenta efeito nocivo sobre os rolamentos, portanto, é fundamental evitar a entrada de sujeira mantendo o mais possível limpos os rolamentos e a área circundante.

Manuseio cuidadoso

Choques pesados durante o manuseio dos rolamentos provocam escoriações e esmagamentos, que resultam em causa das falhas; em casos extremos podem ocorrer lascamentos e trincas, consequentemente, faz-se necessário tomar o máximo de cuidado quando do manuseio.

Ferramentas apropriadas

Usar sempre as ferramentas apropriadas para a manipulação de rolamentos, evitar a improvisação de ferramentas ou dispositivos.

Prevenção de oxidação

Ao manusear os rolamentos é necessário o cuidado em manter as mãos limpas, pois, a própria transpiração nas mãos se torna a causa da oxidação; se possível usar luvas.

Instalação

A instalação correta ou não dos rolamentos, afeta a precisão, a vida e o desempenho. Assim, é desejável que a instalação seja executada segundo normas de serviço, após os departamentos de projeto e montagem estudarem suficientemente quanto à instalação do rolamento. Normalmente, os itens das normas de serviços incluem:

  • Limpeza dos rolamentos e das peças conjugadas.
  • Limpeza dos rolamentos e das peças conjugadas.
  • if
  • Limpeza dos rolamentos e das peças conjugadas.
  • Limpeza dos rolamentos e das peças conjugadas.
  • Limpeza dos rolamentos e das peças conjugadas.
  • cagem após a instalação.
  • Lubrificação.

Os rolamentos devem ser desembalados imediatamente antes da instalação, retira-se o protetivo antioxidante no rolamento, lavando-os em óleo de limpeza filtrado. Os rolamentos que assim tiverem o protetivo antioxidante removidos, não podem ficar expostos sem a proteção adequada devido à facilidade em se oxidar.

Os métodos de instalação diferem de acordo com os tipos de rolamentos e das condições de ajuste. O anel interno necessita de ajuste com interferência. Rolamentos com furo cilíndrico são usualmente instalados por meio de uma prensa ou do aquecimento. Os rolamentos instalados nas caixas ou nos alojamentos são ajustados com folga.

Instalação de rolamentos com furo cilíndrico.

Instalação com o uso da prensa

Na instalação de pequenos rolamentos, o método mais largamente usado é o da prensagem. O dispositivo de instalação é apoiado no anel interno e é lentamente prensado até que a lateral do anel interno toque integralmente no assento de encosto do eixo.

O apoio do dispositivo de instalação no anel externo quando da instalação do anel interno, deve ser evitado de todas as formas, pois será a causa das escoriações e esmagamentos na pista.

Ainda, na execução do trabalho, recomenda-se aplicar óleo na superfície de ajuste; mesmo nos casos de se instalar batendo com o martelo, inevitável por falta de alternativa, o dispositivo de apoio deve ser usado; este método por se tornar com frequência em causa de danificações no rolamento restringe-se para os casos de pequena interferência, não devendo ser usado nas grandes interferências e rolamentos médios e grandes.

Os rolamentos não separáveis, como os rolamentos fixos de esfera, onde houver necessidade de se instalar com interferência tanto o anel interno como o anel externo, ambos os anéis devem ser forçados simultaneamente, usando o tipo de dispositivo de instalação, com o auxílio de uma prensa hidráulica ou por meio da rosca.

A montagem do anel interno e do anel externo instalados em separado é importante que seja efetuada com cuidado para que não haja erros de alinhamento entre o anel interno e o anel externo. A união forçada pode causar esmagamentos e arranhaduras na superfície de rolagem.

Instalação por aquecimento

Os rolamentos exigem uma grande força de prensagem, dificultando a execução do trabalho de instalação; em virtude disto, o emprego da dilatação do rolamento por aquecimento em banho de óleo é o recomendado.

Este método evita a aplicação de qualquer esforço desnecessário ao rolamento e, ao mesmo tempo, permite uma instalação bastante rápida. A temperatura de aquecimento pode ser definida em função da dimensão do rolamento e a interferência prevista.

As precauções que se devem tomar quando do emprego de aquecimento são as seguintes:

  • Não aquecer o rolamento acima de 120ºC.
  • Não aquecer o rolamento acima de 120ºC.
  • a
  • Não aquecer o rolamento acima de 120ºC.
  • Não aquecer o rolamento acima de 120ºC.
  • Após a instalação, o rolamento esfria e contrai também na largura, por isto, o rolamento deve ser pressionado firmemente contra o encosto no eixo com a porca ou ferramenta apropriada, de modo a evitar folga entre o rolamento e o encosto.

APARELHO PARA AQUECIMENTO DE ROLAMENTOS

POR INDUÇÃO ELETROMAGNETICA DO SPRAY DRYER ATOMIZADOR

Além do aquecimento em óleo, os aparelhos de aquecimento de rolamentos através da indução eletromagnética são bastante utilizados. No aparelho de aquecimento de rolamentos, a bobina incorporada ao ser alimentada, cria um campo eletromagnético que induz a circulação de corrente no rolamento, aquecendo-o em decorrência da resistência do próprio corpo.

Consequentemente, sem usar o fogo ou o óleo, é possível aquecer uniformemente e em curto tempo, além de permitir a execução limpa e tornar eficiente o trabalho de aquecimento dos rolamentos.

No caso de instalação e remoção, o trabalho poderá ser facilitado com o uso do dispositivo de indução.

INSPEÇÃO E AVALIAÇÃO DE ROLAMENTOS DO SPRAY DRYER ATOMIZADOR

Os rolamentos após serem muito bem limpos são examinados para avaliar a possibilidade ou não de reutilização.

A inspeção minuciosa deve verificar a existência ou não de anormalidades e danos como: a redução na precisão dimensional, o aumento da folga interna do rolamento, o estado de desgaste da gaiola, o estado da superfície de ajuste, da superfície de rolagem, da superfície dos corpos rolantes, entre outros.

Quanto maior for o nível de importância do rolamento, (neste caso e alto nível) maior deverá ser a seriedade dos exames.

A avaliação quanto à possibilidade ou não da reutilização deve ser efetuada somente após considerar o grau de danos, capacidade da máquina, as condições de trabalho e o intervalo de tempo até a próxima inspeção.

Entretanto, se qualquer dos seguintes defeitos for observado, a reutilização do rolamento é inviabilizada, sendo necessária a substituição por uma peça nova:

  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • nd
  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • nd
  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • nd
  • Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.
  • Quando houver deslizamento significativo na superfície do furo ou na superfície do anel externo.
  • Quando houver alteração significativa na cor devido ao calor.
  • Quando houver danos significativos nas placas de blindagem ou de vedação.

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